NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO DO ESTADO CAPITALISTA NO BRASIL: NACIONALIZAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO (1930-1964)
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v13i1.5412Resumo
Este artigo propõe uma contribuição para o conhecimento do processo histórico da formação do capitalismo e da constituição do Estado, a partir da análise de aspectos institucionais e da composição de setores da burocracia técnica, desde o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945), até o advento do regime militar (1964). A partir da análise feita, realiza-se uma discussão sobre noções presentes na historiografia associada à tese da modernização autoritária, por meio do questionamento da atuação dos quadros técnicos e/ou burocráticos nas diversas agências.
PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento capitalista, formação do Estado, burocracias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.