Uma Outra História: a “esquecida” nação do Cinema das Mulheres

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DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v23i1.51438

Resumo

A produção audiovisual mundial é historicamente marcada pelo silenciamento em relação às mulheres e, em casos extraordinários como o da primeira produtora e diretora da História do Cinema, Alice Guy-Blaché, pela omissão, proposital ou não, de historiadores e da crítica especializada. Somente ao longo das últimas duas ou três décadas, tem havido o esforço, especialmente por parte das críticas e teóricas feministas do cinema, no sentido de resgatar a história das produções audiovisuais das mulheres e os novos sentidos e pontos de vista que elas têm estabelecido nas produções, tanto para as grandes bilheterias como nos cinemas independentes e/ou autorais. Este artigo analisa as cineastas que formam pedras fundamentais das teorias e da história dos cinemas, com novos dados e estatísticas divulgados por institutos relacionados às mulheres no âmbito audiovisual.

 

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Biografia do Autor

Sandra de Souza Machado, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB) e Master of Arts em Cinema e TV pela The American University, Washington, D.C., EUA. É jornalista e blogueira (Blog da Igualdade – Correio Braziliense), e professora visitante da UnB (DEX). sandramachado14@gmail.com e sandramachado@unb.br  http://blogs.correiobraziliense.com.br/igualdade/

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Publicado

2018-12-02

Como Citar

MACHADO, S. de S. Uma Outra História: a “esquecida” nação do Cinema das Mulheres. História Revista, Goiânia, v. 23, n. 1, p. 4–27, 2018. DOI: 10.5216/hr.v23i1.51438. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/51438. Acesso em: 22 dez. 2024.