Mulheres, cinema e História: retratos de guerra e Hemingway & Martha

Autores

  • Júlio César Lobo Faculdade de Comunicação da Universidade Federal daBahia

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v23i1.51279

Resumo

O objetivo principal desse ensaio de análise fílmica é destacar uma certa reversão na sub-representação feminina na mídia contemporânea, relativa às coberturas de guerras por parte de mulheres protagonistas, e em funções ativas, tomando como corpus os filmes de ficção norte-americanos Retratos de guerra (1989) e Hemingway & Martha (2013). O nosso enfoque prioriza a análise de mensagens, destacando a discussão das relações de gênero e patriarcado (as protagonistas são casadas), em que se incluem tópicos relativos a machismo, testes de virilidade e preconceitos contra a mulher, além de realçar, através das mídias enfocadas, o papel do jornalismo como fonte de testemunho, de denúncia e de memória. A articulação interdisciplinar que se propõe aqui inspira-se em discussões teóricas e metodológicas nos campos da Teoria do Jornalismo, estética cinematográfica (Jacques Aumont), feminismo (Simone de Beauvoir), História (Peter Burke) e História e cinema (Robert Rosenstone). Por fim, em nosso entendimento, essas narrativas celebram dramaticamente um empoderamento feminino.

 

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Biografia do Autor

Júlio César Lobo, Faculdade de Comunicação da Universidade Federal daBahia

Doutor em Estética da Comunicaçao pela Universidade de São Paulo.

Professor-titular aposentado do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia

Professor-associado IV da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2018-12-02

Como Citar

LOBO, J. C. Mulheres, cinema e História: retratos de guerra e Hemingway & Martha. História Revista, Goiânia, v. 23, n. 1, p. 63–81, 2018. DOI: 10.5216/hr.v23i1.51279. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/51279. Acesso em: 22 dez. 2024.