A fundação de Angra da ilha Terceira. Programas e práticas urbanísticas na construção de um porto atlântico (séc. XVI).
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v21i3.42739Palavras-chave:
, Angra (Terceira, Açores), urbanismo, sesmarias urbanas.Resumo
Através da análise histórico-morfológica de Angra (ilha Terceira , arquipélago dos Açores, Portugal), cidade de fundação quinhentista, este artigo investiga a transposição ao mundo atlântico, em construção no século XVI, de regras de gestão territorial e modelos urbanísticos com origem no processo de composição de Portugal medieval, reformulados nas ilhas atlânticas e depois transpostos ao resto do espaço atlântico português em construção. O artigo relaciona o estudo da morfologia urbana, sobrepondo à cartografia atual, dados e fontes históricas e investigação recentemente publicada sobre as vilas fundadas no arquipélago.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.