Da Criação à Fase de Estruturação do IPEA: 1964 A 1970
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v20i1/39364Palavras-chave:
IPEA, Estado, Intelectuais, Planejamento e desenvolvimento.Resumo
A criação e a estruturação do IPEA (1964-1970) integrou um amplo processo de criação de instituições do aparato de Estado no Brasil. Envolveram elites econômicas e políticas, intelectuais orgânicos do mundo do capital (nativos e estrangeiros) e instituições nacionais e internacionais. Foi parte integrante do processo de implementação do modelo econômico desenvolvimentista, que materializava o padrão fordista-keynesiano de reprodução do capital ao mesmo tempo em que explorava as possibilidades que esse padrão e a hegemonia norte-americana permitiam. Refletiu demandas e convicções políticas e ideológicas tecnocráticas, sob o regime cívico-militar, que convergia planejamento e desenvolvimento, de um lado, e formação de instituições e quadros técnicos, de outro, que operassem, respectivamente, dentro de uma racionalidade política e administrativa e de uma competência técnico-científica e técnico-política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.