A Loucura, o Demônio e a Mulher: sobre a construção de discursos no mundo medieval

Autores

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo / UPF
  • Jarbas Dametto Universidade de Passo Fundo / UPF

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v22i2.36992

Palavras-chave:

Loucura. Gênero. Idade Média.

Resumo

A loucura recebeu olhares e tratamentos distintos nos diversos momentos históricos e contextos sociais. Partindo deste ponto, realizou-se uma pesquisa calcada no método analítico-reconstrutivo, tornada com efeito através de uma bibliográfica temática, objetivando apreender alguns dos sentidos e interpretações vinculadas a loucura na cultura ocidental, em especial no mundo medievo.  Assim o texto aborda discursos que vinculam a loucura, a doutrina demonista e a mulher, apontando possíveis ligações entre as relações de gênero, a experiência feminina, os discursos pronunciados sobre a loucura e os modos como tais enunciados reforçavam as relações de poder e sujeição entre os sexos na Idade Média

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo / UPF

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo / UPF.  Bolsista produtividade CNPq.

Jarbas Dametto, Universidade de Passo Fundo / UPF

Professor da Universidade de Passo Fundo.  Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo / UPF.

Downloads

Publicado

2017-12-24

Como Citar

ESQUINSANI, R. S. S.; DAMETTO, J. A Loucura, o Demônio e a Mulher: sobre a construção de discursos no mundo medieval. História Revista, Goiânia, v. 22, n. 2, p. 190–203, 2017. DOI: 10.5216/hr.v22i2.36992. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/36992. Acesso em: 28 mar. 2024.