Eugenia bandeirista: o melhoramento da raça brasileira como falso propósito de saúde pública

Autores

  • George Leonardo Seabra Coelho Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v20i2.36988

Palavras-chave:

Nação, Higiene, Educação Física

Resumo

Neste artigo avaliaremos como os temas da Saúde Pública e da eugenia são apropriados pelo Movimento Bandeira e divulgado pela revista S. Paulo e pelo jornal Anhanguera. Não consideramos que esses temas sejam exclusivos do ideário bandeirista, visto que, esse debate já estava posto pelos higienistas e eugenistas no início do século XX, assim como, já havia sido tratado pela escrita literária de Monteiro Lobato. Mesmo que a relação entre Saúde Pública e eugenia não seja inaugurada com o ideário bandeirista, esse grupo ainda não estudado pela historiografia brasileira apresentou uma forma peculiar de abordar o tema da Saúde Pública e da eugenia. Nesse sentido, demonstraremos como o ideário deste grupo se colocou na arena política da década de trinta como mais uma proposta autoritária de remodelação da Nação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em História pela UFG, e atualmente é Professor adjunto do Curso em Licenciatura em Educação do Campo - Habilitação em Artes Visuais e Música da UNiversidade Federal do Tocantins e também colabora com o Curso de Pedagogia da UFT-Campus Arraias-UFT

Downloads

Publicado

2015-11-24

Como Citar

COELHO, G. L. S. Eugenia bandeirista: o melhoramento da raça brasileira como falso propósito de saúde pública. História Revista, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 40–59, 2015. DOI: 10.5216/hr.v20i2.36988. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/36988. Acesso em: 28 mar. 2024.