O surgimento da imprensa política e a retórica da opinião pública na província de Goiás

Autores

  • Martha Victor Vieira Colegiado de História da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína e do

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v21i3.36850

Palavras-chave:

Imprensa, Opinião Pública, Província de Goiás.

Resumo

Este artigo analisa o conteúdo das cartas e comunicados oficiais publicados no primeiro periódico da província de Goiás, intitulado A Matutina Meiapontense (1830-1834), enfocando principalmente os sentidos atribuídos pelos letrados goianos ao conceito de opinião pública. Essas publicações, geralmente, abordavam questões concernentes ao campo político e eram dirigidas ao redator ou ao público leitor. Desde a sua criação, A Matutina divulgou diferentes posições políticas, por essa razão, o periódico se constituiu como um espaço público de crítica; conferiu visibilidade às discussões administrativas; estimulou o debate entre os leitores e agiu como um mediador de interesses entre as autoridades provinciais e a sociedade goiana.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Victor Vieira, Colegiado de História da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína e do

Professora Adjunto do Colegiado de História da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Araguaína e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (Mestrado Profissional em Ensino de História)

Downloads

Publicado

2017-03-03

Como Citar

VIEIRA, M. V. O surgimento da imprensa política e a retórica da opinião pública na província de Goiás. História Revista, Goiânia, v. 21, n. 3, p. 126–142, 2017. DOI: 10.5216/hr.v21i3.36850. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/36850. Acesso em: 29 set. 2022.