O PAPEL DO PERIODISMO “VERDE” NA EXPANSÃO DA AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA (ANOS 1930): UMA REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v21i2.35646Palavras-chave:
Imprensa, Ação Integralista Brasileira, Movimento PolíticoResumo
O artigo discute o papel da imprensa integralista no movimento comandado por Plínio Salgado nos anos 1930, com o intuito de redimensionar o impacto deste jornalismo na expansão da Ação Integralista Brasileira (AIB). Atento ao fato de que a historiografia assumiu essa imprensa como determinante no desenvolvimento da AIB, propõe-se aqui outro olhar sobre esta questão, sem a pretensão de finalizar o debate, mas com o objetivo de oferecer subsídios para novas pesquisas que assumam a imprensa integralista como fonte e/ou objeto de pesquisa. A análise da relação entre periódicos integralistas e resultados eleitorais foi apontada como base para as asserções aqui apresentadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.