O Futuro do Brasil no pós-guerra Segundo A Revista ‘Em Guarda’ (1941-1945)
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v23i1.34055Palavras-chave:
Política da Boa Vizinhança, Revista Em Guarda, Segunda Guerra Mundial.Resumo
Em meio às incertezas geradas por um conflito bélico, que no caso da Segunda Guerra Mundial mobilizou inúmeros países e recursos, colocando em cheque a hegemonia de algumas ricas nações no cenário internacional, no Brasil, além das inúmeras privações decorridas deste acontecimento, foi verificado um cenário otimista perante as vantagens que este estado de beligerância poderia trazer ao futuro econômico do país.
A partir da análise da revista Em Guarda, publicação criada pelo Office of the Coordinator of the Inter-American Affairs, agência subordinada ao governo estadunidense e que possuía como objetivo estreitar as relações entre Estados Unidos e América Latina durante os anos de 1940 a 1946 no programa de Boa Vizinhança, foi possível perceber que o teor da propaganda fomentada por esta agência para alcançar os ‘corações e mentes’ de seus leitores brasileiros estava assentada, principalmente, na difusão do American Way of Life e de promissoras promessas para o pós-guerra.
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