SUFRÁGIO, EDUCAÇÃO E TRABALHO: O FEMINISMO NA IMPRENSA EM TERESINA NAS DÉCADAS DE 1920 E 1930
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v19i2.32045Palavras-chave:
Feminismo, Imprensa, Gênero.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a escrita acerca do feminismo, veiculada na imprensa em Teresina (PI), entre os anos 1920 e o início da década de 1930. Procura-se enfatizar sua relação com o movimento feminista organizado no Brasil, bem como seu impacto na construção de hierarquias de gênero, na cidade. Argumenta-se que o feminismo se manifesta em Teresina nessas décadas, especialmente, enquanto objeto de debate na imprensa, cujos desdobramentos contribuíram para legitimar o sufrágio, a educação e o trabalho femininos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.