A ESTRADA DONA FRANCISCA NA FORMAÇÃO ECONÔMICA DE SANTA CATARINA - doi: 10.5216/hr.v19i1.30515
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v19i1.30515Palavras-chave:
Estrada, Colonização, Santa CatarinaResumo
O objetivo deste artigo é discutir a construção da Estrada Dona Francisca, no norte e no planalto norte de Santa Catarina, dentro da formação e da expansão do processo de colonização e do complexo ervateiro. O período abrange desde a fundação da Colônia Dona Francisca, em 1851, à conclusão das obras ferroviárias da Linha São Francisco, em 1913, ligando a cidade portuária de São Francisco do Sul à Rio Negro, passando por Joinville, São Bento do Sul e Rio Negrinho, seguindo o mesmo percurso da Estrada Dona Francisca. O texto está dividido em cinco tópicos. O primeiro traz uma breve introdução. Em seguida, discute o início da colonização do norte e do planalto norte catarinense, a partir da fundação da Colônia Dona Francisca. O terceiro tópico aborda a lenta construção da Estrada Dona Francisca, entre 1853 e 1895. No quarto, serão discutidas a colonização e a expansão demográfica, a partir da construção da Estrada em direção à Rio Negro. Por fim, uma breve conclusão destacando a sua integração comercial e produtiva na região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.