A RELÍQUIA DO SANTO LENHO EM PORTUGAL: NARRATIVAS DE MILAGRES - doi: 10.5216/hr.v19i1.30511
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v19i1.30511Palavras-chave:
Relíquias, Imaginário, Poder SimbólicoResumo
A relíquia do Lignum Crucis, cultuada como sendo parte da verdadeira cruz em que Cristo teria sido martirizado, insere-se no imaginário construído ao redor dos mistérios da paixão. Em Portugal, a ordem militar de São João de Jerusalém ou do Hospital, tornou-se a guardiã deste fragmento do Santo Lenho que se preserva na Igreja de Vera Cruz de Marmelar. Este objeto esteve presente em momentos cruciais da história da monarquia portuguesa, especialmente durante a Idade Média.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.