HIERARQUIA ECLESIÁSTICA E PREGAÇÃO NA PROVENÇA DO SÉCULO V - doi: 10.5216/hr.v19i1.30506
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v19i1/30506Palavras-chave:
Hierarquia eclesiástica, Monarquismo, Pregação.Resumo
Este artigo propõe-se a uma reflexão sobre as interações entre clérigos e laicos na Provença no século V. Toma-se como ponto de partida, em primeiro lugar, a constituição dos monges como um tipo especial de laico e, em segundo, a pregação como função própria a padres integrantes, ao mesmo tempo, da hierarquia eclesiástica e membros do monacato. Tomamos como documentos para análise alguns livros das Instituições cenobíticas e das Conferências de João Cassiano, bem como hagiografias e textos de elogios produzidos por monges da Abadia de Lérins.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.