Olhares historicamente construídos sobre a planície pantaneira
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v19i2/30100Palavras-chave:
Pantanal, natureza, desenvolvimento.Resumo
O presente artigo está associado ao projeto de pesquisa, cujo objetivo geral é analisar as transformações ambientais no Pantanal de Corumbá/MS no período que compreende os anos de 1950-1990. A proposta de trabalho está vinculada ao campo de pesquisa da História Ambiental que permite fazer uma breve análise do processo de transformações no Pantanal e como tais mudanças alteraram ao longo do tempo a relação do homem com a natureza na planície pantaneira. A ideia inicial parte de uma reflexão de que as ações não são isoladas e conhecer historicamente tais transformações permite a compreensão de que as modificações, muitas delas provocadas pela implantação de programas de desenvolvimento, provocaram sérios danos aos ecossistemas, afetando o ciclo das águas que são característica inerente dos pantanais.Analisamos que os impactos gerados por essas transformações foram sentidos não apenas na economia como também no meio ambiente e na cultura, desnudando assim, a vulnerabilidade dos pantanais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.