JOVENS NA DITADURA E PÓS-DITADURA MILITAR BRASILEIRA: ESCRITAS EM CIÊNCIAS HUMANAS - doi: 10.5216/hr.v18i2.29863
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v18i2.29863Palavras-chave:
Jovens, Ditadura militar, Ciências Humanas.Resumo
A partir dos anos 60 do século XX a literatura em humanidades começou a falar sistematicamente sobre jovens no Brasil. Foi um período em que o jovem apareceu na cena politica brasileira, sobretudo em protestos, resistências e atuações diversas relacionadas a ditadura militar. Este e um trabalho que busca perceber as associações feitas entre jovem/violência ou jovem/rebeldia nas ciências humanas brasileiras. A pesquisa histórica acompanhou as mudanças de enfoque procedidas a partir dos anos 60, evidenciando mudanças de concepção, abordagens e formas de percepção de jovens, seus conflitos e comportamentos nas cidades. O conceito “alteridade” ganhou importância na pesquisa bibliográfica, com tentativas de pontuar quem é o “outro” do jovem, especialmente quando questões de identidade emergem, em diferentes momentos históricos e diferentes abordagens.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.