A ideia de escravidão presente na narrativa de manuais didáticos de história - doi: 10.5216/hr.v17i1.21687

Autores

  • Rosi Terezinha Gevaerd

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v17i1.21687

Resumo

Esta investigação insere-se no Grupo de Pesquisa em Educação Histórica vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica – LAPEDUH, integrado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Auxiliadora Schmidt. Para este artigo destaco a pesquisa que estou desenvolvendo e que parte da seguinte questão de investigação: De que forma a ideia de escravidão está presente na narrativa de manuais didáticos de história das séries iniciais do ensino fundamental? Inicialmente, a pesquisa consistiu em análise documental de Manuais didáticos do PNLD/2010, 2.º ao 5.º ano do ensino fundamental. Em seguida, busquei ver se, para as professoras, o manual adotado na escola pode ser considerado “um bom livro de História” a partir da perspectiva de Rüsen (1997) e Medeiros (2005).

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Publicado

2012-12-18

Como Citar

GEVAERD, R. T. A ideia de escravidão presente na narrativa de manuais didáticos de história - doi: 10.5216/hr.v17i1.21687. História Revista, Goiânia, v. 17, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/hr.v17i1.21687. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/21687. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê