Cultura histórica e cultura escolar : diálogos a partir da educação histórica - doi: 10.5216/hr.v17i1.21686

Autores

  • Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v17i1.21686

Resumo

O campo da Educação Histórica se consolidou como uma das importantes áreas de investigação sobre ensino de História. O artigo propõe uma reflexão acerca da relação dialógica entre categorias que têm sido tomadas como referências para investigações nessa área. Abordar a questão do ensino de História, na perspectiva da Educação Histórica significa procurar entender o emaranhado relacional construído pelas e nas relações entre a cultura histórica e a cultura escolar, o que pressupões desvelar epistemologicamente conceitos que afetam a teoria e a prática da aprendizagem e, portanto, do ensino nessa disciplina. A análise de resultados de investigações realizadas no campo da Educação Histórica indica que esse processo necessita ser apreendido a partir da compreensão do contexto contemporâneo, levando-se em conta o quadro de tendências políticas hegemônicas, a reconceitualização do modelo de democracia, a lógica do projeto neoliberal e seu determinismo globalizador, a revolução tecnocientífica e a chamada “nova era do conhecimento”.

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Publicado

2012-12-18

Como Citar

SCHMIDT, M. A. M. dos S. Cultura histórica e cultura escolar : diálogos a partir da educação histórica - doi: 10.5216/hr.v17i1.21686. História Revista, Goiânia, v. 17, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/hr.v17i1.21686. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/21686. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê