Cultura histórica e cultura escolar : diálogos a partir da educação histórica - doi: 10.5216/hr.v17i1.21686
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v17i1.21686Resumo
O campo da Educação Histórica se consolidou como uma das importantes áreas de investigação sobre ensino de História. O artigo propõe uma reflexão acerca da relação dialógica entre categorias que têm sido tomadas como referências para investigações nessa área. Abordar a questão do ensino de História, na perspectiva da Educação Histórica significa procurar entender o emaranhado relacional construído pelas e nas relações entre a cultura histórica e a cultura escolar, o que pressupões desvelar epistemologicamente conceitos que afetam a teoria e a prática da aprendizagem e, portanto, do ensino nessa disciplina. A análise de resultados de investigações realizadas no campo da Educação Histórica indica que esse processo necessita ser apreendido a partir da compreensão do contexto contemporâneo, levando-se em conta o quadro de tendências políticas hegemônicas, a reconceitualização do modelo de democracia, a lógica do projeto neoliberal e seu determinismo globalizador, a revolução tecnocientífica e a chamada “nova era do conhecimento”.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.