As ideias de objetividade e verdade sobre o passado presente no pensamento histórico dos jovens a partir das histórias em quadrinhos - doi: 10.5216/hr.v17i1.21685

Autores

  • Marcelo Fronza

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v17i1.21685

Resumo

Este trabalho procurou verificar como os jovens estudantes brasileiros de duas escolas — uma pública, outra particular — de ensino médio compreendem as ideias de objetividade e verdade a partir das histórias em quadrinhos. Para isso, foram abordadas as investigações sobre objetividade histórica por meio das investigações de Peter Lee e Rosalyn Ashby (LEE e ASHBY, 2000; LEE, 2006) e Isabel Barca (2000) e as considerações teóricas de filósofos da História (DRAY, 1969, 1980, WALSH, 1979; BEHAN McCULLAGH, 1984, 1998, MARTIN, 1989, 1993; RÜSEN, 2001). Utilizando um instrumento de pesquisa foram usados fragmentos de duas histórias em quadrinhos sobre a Independência do Brasil, as quais foram postas em confronto (DINIZ, EDER, 2008, p. 41-45 e PAIVA, SCHWARCZ, 1995, p. 5-9). Portanto, procurou-se verificar se estes jovens utilizam ideias de objetividade histórica quando estão em contado com as narrativas históricas gráficas e se isso ajudar a desenvolver o pensamento histórico objetivo desses sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-18

Como Citar

FRONZA, M. As ideias de objetividade e verdade sobre o passado presente no pensamento histórico dos jovens a partir das histórias em quadrinhos - doi: 10.5216/hr.v17i1.21685. História Revista, Goiânia, v. 17, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/hr.v17i1.21685. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/21685. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê