As ideias de objetividade e verdade sobre o passado presente no pensamento histórico dos jovens a partir das histórias em quadrinhos - doi: 10.5216/hr.v17i1.21685
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v17i1.21685Resumo
Este trabalho procurou verificar como os jovens estudantes brasileiros de duas escolas — uma pública, outra particular — de ensino médio compreendem as ideias de objetividade e verdade a partir das histórias em quadrinhos. Para isso, foram abordadas as investigações sobre objetividade histórica por meio das investigações de Peter Lee e Rosalyn Ashby (LEE e ASHBY, 2000; LEE, 2006) e Isabel Barca (2000) e as considerações teóricas de filósofos da História (DRAY, 1969, 1980, WALSH, 1979; BEHAN McCULLAGH, 1984, 1998, MARTIN, 1989, 1993; RÜSEN, 2001). Utilizando um instrumento de pesquisa foram usados fragmentos de duas histórias em quadrinhos sobre a Independência do Brasil, as quais foram postas em confronto (DINIZ, EDER, 2008, p. 41-45 e PAIVA, SCHWARCZ, 1995, p. 5-9). Portanto, procurou-se verificar se estes jovens utilizam ideias de objetividade histórica quando estão em contado com as narrativas históricas gráficas e se isso ajudar a desenvolver o pensamento histórico objetivo desses sujeitos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.