O Texto no Entre-Lugar. Processos de Nacionalização Literária - doi: 10.5216/hr.v16i1.14702
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v16i1.14702Palavras-chave:
Nacionalização literaria, literaturas emergentes, sistema literário, legitimação da tradição literaria.Resumo
Existem algumas obras literárias situadas numa posição ambíguano que à sua pertença diz respeito. São obras e autores que di3cilmente formamparte duma literatura entendida como sistema, porém, numa tentativaque tem a ver com os processos identitários de construção nacional, a classeletrada de determinados momentos teve muito interesse em incorporálas ao sistema literário respectivo. Para isso, serve-se de diferentes estratégiascomo são a construção de um romance histórico que permite criar a imagenpública do literato ou a utilização das personagens que se pretendemnacionalizar como personagens literárias à espera de que o leitor colaborena legitimação da (nova) tradição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.