Rituais e símbolos de poder na visita aos reis da bélgica ao brasil, 1920 - doi: 10.5216/hr.v15i2.14234
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v15i2.14234Palavras-chave:
Visita, reis belgas, primeira repúblicaResumo
Este trabalho analisa alguns momentos da visita dos reis da Bélgica ao Brasil no ano de 1920. São eles: o período anterior à chegada dos reis e as recepções aos reais visitantes nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. A escolha desses momentos explica-se pela ampla participação do público nestas ocasiões, descritas como eventos apoteóticos e emotivos. Nosso objetivo é realizar uma leitura de tais momentos, através das descrições publicadas na imprensa, e do material imagético nelas veiculado, atentando para as representações e os símbolos de poder associados aos reais visitantes e à República brasileira.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.