AS RELAÇÕES DIRETAS DE PODER ENQUANTO INSTRUMENTO ANALÍTICO PARA A COMPREENSÃO DA POBREZA NO SATYRICON DE PETRÔNIO
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v1i1.11048Resumo
Este artigo relata os resultados parciais de uma pesquisa mais ampla que procurou apreender a construção promovida por Petrônio para caracterizar os personagens livres pobres e suas estratégias de ação social. Para realizar esse exame, pareceram-nos insuficientes proposições analíticas fundadas nos conceitos de classe e estamento, o que nos levou a aprofundar a discussão que tem sido empreendida por autores anglófonos acerca das relações diretas de poder. Essa perspectiva, apesar de apresentar alguns problemas, propicia interessantes alternativas para a compreensão do fluido e muito complexo universo dos setores sociais subalternos romanos. É o resultado do exame crítico dessa alternativa que pretendemos sintetizar ao longo desse artigo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.