A ARQUIDIOCESE DE GOIÂNIA E O REGIME MILITAR (1968/1985)
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v2i2.10689Resumo
O artigo teve como objetivo reconstituir a história das relações entre a Arquidiocese de Goiânia e o regime militar, no período de 1968 a 1985. As fontes foram: a Revista da Arquidiocese, escritos de Dom Fernando, Documentos da Igreja e o jornal Folha de Goiaz. A Arquidiocese de Goiânia optou por um projeto eclesial baseado na luta pela justiça, na defesa dos direitos humanos e pela inserção nos movimentos populares. Isto foi um ponto de controvérsias. Acirrou o conflito com o regime militar e abriu um espaço para a politização no interior da instituição.
Palavras-chave: Arquidiocese de Goiânia; Regime Militar; Justiça; Direitos Humanos; Conflito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.