"OS NOVOS CHEFES..." - PRÁTICAS POLÍTICAS E ORGANIZAÇÕES INDÍGENAS NA AMAZÔNIA PERUANA
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v5i1.10595Resumo
A manifestação de uma tomada de consciência étnica no seio das sociedades indígenas e, nos últimos vinte anos, o aparecimento de organizações políticas indígenas no cenário internacional constituem fatos importantes da história recente da América Latina. De fato, pela primeira vez a paisagem política indígena influencia diretamente as políticas estatais. No Peru, como na maior parte dos países da Amazônia, os problemas ligados â terra estiveram e continuam a estar no centro dos movimentos indígenas. A aceleração dos processos migratórios ligados às políticas de colonização e a expansão da economia de mercado perturbaram profundamente os eqüilíbrios ecológicos, econômicos e humanos dessas regiões. Contra isso, os indígenas reagiram de diversas maneiras no decorrer de sua história, desde o enfrentamento e a resistência armada até as formas modernas de luta política que constituem as federações indígenas.
Palavras-chave: Amazônia peruana; organizações indígenas; práticas políticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.