NOTAS SOBRE ALGUMAS CONCEPÇÕES POLÍTICAS E A FRANÇA DOS ÚLTIMOS CAPETOS: AS AMBIGÜIDADES E AS ORIGENS MEDIEVAIS DA MONARQUIA TEOCRÁTICA FRANCESA

Autores

  • Ruy de Oliveira Andrade Filho Professor de História Medieval do Departamento de História da Universidade Estadual Paulista (UNFSP) Campus de Assis. Doutor em História Medieval pela Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v5i1.10589

Resumo

Nosso texto pretende abordar algumas das ambigüidades e questões pertinentes ao fortalecimento da Monarquia francesa e à montagem de suas bases teocráticas, junto a algumas das concepções políticas da época dos soberanos capetíngios. O presente artigo não possui intenções inovadoras. Visa, essencialmente, equacionar alguns dos muitos problemas gerados por essa intrincada questão e que se encontram dispersos pela historiografia. Assim, nosso objetivo é apenas aquele de apresentar sugestões, sugerir problemas e, simultaneamente, aglutinar alguns dos muitos elementos pertinentes a esse tema, ou seja; um ponto de referência, de partida; uma sistematização, que apresenta uma síntese rápida, porém rigorosa de alguns itens do tema em questão.

Palavras-chave: França medieval; monarquia teocrática; política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-25

Como Citar

ANDRADE FILHO, R. de O. NOTAS SOBRE ALGUMAS CONCEPÇÕES POLÍTICAS E A FRANÇA DOS ÚLTIMOS CAPETOS: AS AMBIGÜIDADES E AS ORIGENS MEDIEVAIS DA MONARQUIA TEOCRÁTICA FRANCESA. História Revista, Goiânia, v. 5, n. 1, 2010. DOI: 10.5216/hr.v5i1.10589. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/10589. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê