DOM AFONSO II E AS CORTES PORTUGUESAS DE 1211: UMA PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DA VIDA COTIDIANA
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v10i1.10085Resumo
A formação do estado português aconteceu no contexto das cruzadas e das guerras da reconquista, sendo o cotidiano da população permeado pela violência e pela rapina. D. Afonso II, o terceiro rei de Portugal, amparado no processo legislativo, procurou reorganizar a vida da população portuguesa através das leis emanadas das Cortes de 1211, seja propondo uma mudança dos hábitos e das vivências, seja sancionando costumes novos mais condizentes com uma sociedade que já queria uma nacionalidade.
Palavras-chave: Portugal, D. Afonso, cotidiano, legislação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.