Prorrogado prazo de submissão do dossiê "Culturas de fronteira: trânsitos, trocas e disputas históricas"

2023-08-29

Culturas de fronteira: trânsitos, trocas e disputas históricas

 

Organizadores:

Ivan Lima Gomes (UFG)

Maria Cristina Bohn Martins (Unisinos)

Sebastian Horacio Gago (Univ. Nacional de Córdoba)

 

Termo polissêmico, “fronteiras” se tornou uma categoria analítica fundamental para a reflexão crítica no campo das Humanidades e, mais especificamente, no interior dos estudos históricos. Para além do sentido estritamente espacial já bem estabelecido no dia a dia, que associa fronteira à delimitação de uma área ou região, fronteira pode igualmente ser compreendida enquanto um espaço de trânsitos e trocas que se dão tanto em níveis econômico-sociais como em níveis culturais e identitários. As fronteiras demandam um olhar atento às especificidades envolvendo sua construção histórica, levando a uma problematização mais ampla sobre as condições sociais que levaram à construção das relações entre espaços historicamente estabelecidos e as práticas que decorrem destes trânsitos. Enquanto eixo articulador, a categoria “fronteira” possibilita realizar uma historicização profunda de categorias sociais e, no limite, da própria ideia de espaço. Pensá-la no tempo, tal como sugere Alejandro Grimson a partir do conceito de “fronteirização” (2003), torna-se, portanto, fundamental. Não por acaso, no interior da historiografia, a ela podem ser associadas um conjunto mais específico de abordagens teórico-metodológicas – história comparada e história transnacional, apenas para citar dois exemplos – que articuladas, por exemplo, a uma categoria como “zonas de contato”, de Mary Louise Pratt (1996), possibilitam refletir sobre a fronteira enquanto um espaço poroso, de trocas e de agenciamentos, mas também prenhe de tensões e conflitos.

É neste sentido que o dossiê “Culturas de fronteira: trânsitos, trocas e disputas históricas” procura receber artigos que reflitam de forma ampla e complexa a noção de fronteira. De início e de forma não exaustiva, sugerimos os seguintes eixos temáticos:

- Fronteiras do conhecimento: saberes em trânsito e o deslocamento de delimitações disciplinares;

- Fronteiras estético-culturais: práticas culturais que surgem na intersecção de culturas e desestabilizam convenções sociais, políticas, de gênero, de raça, e de formas e linguagens expressivas, etc.

 - Fronteiras econômico-sociais: a construção de sociabilidades e meio de vida próprios aos espaços fronteiriços, explorando não apenas os espaços limítrofes, mas também regiões no interior de espaços sociais físicos e simbólicos.

 Demais contribuições são bem-vindas e serão avaliadas.

Nova data para submissões: 20 de setembro de 2023