Chamada para submissão de artigos dossiê V. 28, n. 3: Didática da História entre horizontalidades e verticalidades

2023-07-28

Dossiê: Didática da História entre horizontalidades e verticalidades

Organizadores:

Prof. Dr. Cristiano Nicolini (UFG)

Prof. Dr. Thiago Augusto Divardim de Oliveira (IFPR)

Na ordem global, segundo aponta Milton Santos (2006), verticalidades são as manifestações das forças exógenas, cujas racionalidades vêm de fora, de cima e de longe e que incidem e/ou se instalam no território, provocando desagregação, divergência e desordem; porém, podem promover também novas possibilidades e dinâmicas. Em outro movimento, as horizontalidades atuam na ordem local, expressando as forças endógenas, cujas racionalidades engendradas de dentro e de perto criam agregação e convergência, mas não isentas de conflitos e disputas. Usando esses conceitos do pensamento geográfico para situar a Didática da História no campo da pesquisa e do ensino, é possível identificar que, durante muito tempo, ela foi confundida com a ideia de métodos e técnicas para ensinar história na escola. Desde a década de 1960, no entanto, essa nomenclatura tem sido reformulada a partir das contribuições de pensadores alemães como Klaus Bergmann (1990) e Jörn Rüsen (2006, 2009, 2010, 2012, 2015). A tradição alemã da Didática da História (Geschichtsdidatik) argumenta que ela se interessa tanto pelas interpretações da história realizadas pelo ensino de história na educação básica quanto pela circulação social das elaborações de sentido para o passado presentes na cultura histórica de modo mais amplo. Tal matriz de pensamento influenciou verticalmente muitas produções no Brasil e outros países. Apesar desta consolidação que vem ocorrendo há mais de três décadas, a Didática da História enfrenta no tempo presente outros desafios interpostos pelas novas perguntas e novos dilemas emergentes. Dentre esses desafios, podemos mencionar as novas epistemologias, a história ambiental, a interculturalidade, as histórias públicas e outros temas e abordagens que exigem uma superação de certas verticalidades e a ampliação das horizontalidades no ensino e na pesquisa em história. Neste sentido, tem sido possível perceber em eventos e publicações do campo, desde novos diálogos teóricos que relacionam (seja por adesão ou contraponto), os elementos da crítica decolonial, discussões com autores da educação desde uma perspectiva brasileira (a exemplo do centenário de nascimento de Paulo Freire e suas repercussões), apontamentos sobre a necessidade de defesa do humanismo e mesmo de sua superação a partir da crítica à divisão entre mundo da natureza e o ser humano como dominador da natureza e produtor de cultura. Além da ampliação da relação com a História e as narrativas em tempos de negacionismo, nas articulações entre história e sentimentos de identidade ou de negação de discursos tradicionais de identidade (como na recusa e ressignificações de monumentos). Partindo desses debates, convidamos as autoras e os autores a contribuírem com o dossiê ora proposto, cujos textos podem se articular com alguns eixos sugeridos:

- Didática da História e Histórias Públicas: aproximações entre os dois campos de investigação, cujo conceito de cultura histórica viabiliza interfaces e possibilidades no campo do ensino e da pesquisa.

- Didática da História e Educação Histórica: apesar das duas matrizes distintas - germânica e inglesa -, ambas abordagens se aproximam e possibilitam diálogos que vêm se construindo em diversos países nas últimas décadas.

- Didática da História e pluriepistemologias: trabalhos que estimulam novos direcionamentos para o campo científico, cujas abordagens contemplam epistemologias não eurocentradas.

- Relações entre lugares de aprendizagens (não formais, ou anômalos) e a História e sua circulação.

- A História como sentido e orientação para além dos muros escolares.

- Didática da história e epistemologias: as relações entre fenomenologia e materialismo nos debates teóricos e nas pesquisas.

Contribuições além dessas sugestões também serão bem vindas, desde que se relacionem aos domínios científicos da didática História ampliada e abrangente.

Data limite para submissões: 30 de setembro de 2023