Viver na calçada

(anti)patrimônio e invisibilidades em Goiânia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/hawo.v4.76589

Palavras-chave:

Antipatrimonio, Pobreza, Espaço urbano, Goiânia

Resumo

Os estudos de processos de patrimonialização foram, durante muito tempo, ancorados na perspetiva das realidades tangíveis que, por demais vezes, explicitam hegemonias e cosmovisões dominantes, de viés classista de grupos que, historicamente, violentaram populações subalternizadas. Num exercício de tangência marginal à discussão sobre ‘patrimônios que marcam histórias e memórias de dor e sofrimentos’ (Tamaso e Pires, 2023), este ensaio busca discutir criticamente o avesso de processos patrimoniais mais visíveis. Alternativamente a esse paradigma dominante, e tomando como gancho analítico a ideia de antipatrimónio (Alonso, 2020) o foco analítico é colocado em pertencimentos materiais tangíveis de pessoas em mobilidade, as quais são colocadas dentro da categoria ampla de ‘pessoas em situação de rua’. 

Referências

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Outros documentos:

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Panela Watxiwekyla (fala feminina)/ Watxiweyla (fala masculina) usada no ritual de iniciação masculina, Hetohoky, do povo Iny-Karajá.  Foto: Lucas Veloso Yabagata, 2020.

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

PIRES, E. C. R. Viver na calçada: (anti)patrimônio e invisibilidades em Goiânia. Hawò, Goiânia, v. 4, p. 1–9, 2023. DOI: 10.5216/hawo.v4.76589. Disponível em: https://revistas.ufg.br/hawo/article/view/76589. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Sobre dores e ressentimentos: patrimônios em perspetiva crítica".

Categorias