Nosa Kaffrinha

Ensaio visual sobre os usos do património em diálogos Pós-Coloniais no Sri Lanka

Autores

  • Juliana Pereira Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora (UE), Portugal, julianannpereira@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/hawo.v4.76183

Palavras-chave:

Antropologia Visual, Memória, Património Cultural, Passado Colonial, Sri Lanka

Resumo

Este ensaio visual apresenta um conjunto de imagens retiradas do diário de campo visual desenvolvido durante a minha pesquisa etnográfica em Batticaloa e Trincomalee no Sri Lanka, em 2020, refletindo sobre os usos do passado e as múltiplas pertenças dos Burghers Portugueses da Província Oriental, sobretudo no que respeita às práticas contemporâneas de reconfiguração das suas expressões culturais, com destaque para a música e dança, a língua crioula, a religião, a culinária, o vestuário e os álbuns de família. A recolha de dados assentou no método etnográfico, com recurso à observação participante, conversas informais ou entrevistas, fotografias, filme, recolha e análise de imagens (álbuns de família). 

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

PEREIRA, J. Nosa Kaffrinha: Ensaio visual sobre os usos do património em diálogos Pós-Coloniais no Sri Lanka. Hawò, Goiânia, v. 4, p. 1–10, 2023. DOI: 10.5216/hawo.v4.76183. Disponível em: https://revistas.ufg.br/hawo/article/view/76183. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Sobre dores e ressentimentos: patrimônios em perspetiva crítica".