Uma antropologia não ortodoxa
Palavras-chave:
Mito. Cultura. Biotecnologia.Resumo
O presente artigo resume três artigos do autor, os quais, embora publicados em revistas acadêmicas, não são resultantes de suas pesquises etnográficas. O primeiro deles refere-se a um demônio feminino adotado como matrona de um movimento feminino norte-americano, Lilith. Segundo esse mito, Lilith teria sido a primeira mulher de Adão. O segundo texto refere-se a interpretações populares referentes à inseminação artificial. O terceiro texto foi publicado e apresentado originariamente como Aula Magna do Curso de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria, RS, em 14 de março de 2014. Uma versão do mito analisado foi publicado no livro de Carl Sagan, Bilhões e bilhões. (Versão em português, Companhia das Letras, 1997).
Referências
CAMPBELL JR., E.; Freedman, D. The Biblical archaeologist. New York: A Doubleday Anchor Original, 1970.
CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978.
COMAS, Juan. Manual de Antropologia Física. México: Fundo de Cultura Econômica, 1953.
DAMATTA, Roberto. Edmund Leach. São Paulo, Ática, 1983.
DE PAULY, J. (org.). Il libro dello Zohar. Atanor, 1978.
FOX , Robin Lane. Bíblia: ver dade e ficção. São Paulo: Compa nhia das Letras , 1993.
GRAVES, R.; PATAI, R. Hebrew Myth: the book of Genesis. New York: Greenwich House, 1983.
LARAIA, Roque de Barros. Tupi: índios do Brasil atual. São Paulo. FFLCH/USP, 1983.
LEACH, Edmund. Levi Strauss in the Garden of Eden. In: HAYES, E.N.; HAYES, T. Claude Levi-Strauss: a anthropologist as hero. Cambridge: The M.I.T. Press, 1970.
Leach, Edmund. A legitimidade de Salomão: nascimento virgem e gênesis enquanto um mitoin DaMatta, 1983.
MacFarlane. A história do casamento e do amor. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
MELATTI, Julio Cezar. Nominadores e genitores: um aspecto do dualismo Kraho. Verhandlugen dês XXXVIII Internationalen Americanistenkongresses, Stutgasrt-München 12.bis 18, 1968.
MURDOCK, George. Social Structure. NewYork,: MacMillan, 1960.
MUSAPH-ADRIESSE, R.C. From torah to kabbalah: a basic introduction tothe writing of Judaism. New York: Oxford University Press.
SAGAN, Carl. Bilhões e bilhões: reflexões sobre a vida e a morte na virada do século. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SICUTERI, R. Lilith: a lua negra. São Paulo: Paz e Terra, 1986.
UNTERMAN, A. Dicionário judáico de lendas e tradições. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autor(es/as) que publicam na Revista Hawò são os responsáveis pelo conteúdo dos artigos assinados e detém os direitos autorais. Concedem à revista, o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial (Open Archives Iniciative - OAI). Esse recurso, utilizado para periódicos de acesso aberto, permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, o autor deverá informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Hawò. Assim sendo, ainda que a revista seja detentora da primeira publicação, é reservado aos autores o direito de publicar seus trabalhos em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais, mesmo que o processo editorial não tenha sido finalizado.
É reservado à revista, o direito de realizar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical visando manter o padrão de língua, respeitando-se, porém, o estilo dos autores.