A reintegração de crianças e adolescentes institucionalizados vítimas de violência doméstica no espaço escolar

Autores

  • Diene Monique Carlos Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria das Graças Carvalho Ferriani Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Marta Angélica Iossi Silva Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Kátia Michelli Bertoldi Arone Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v10i2.8030

Palavras-chave:

Violência doméstica, Criança, Adolescente, Saúde escolar, institucionalização.

Resumo

No mundo contemporâneo, crianças e adolescentes estão vulneráveis a atos violentos, sendo vitimizados dentro dos próprios lares. Percebendo a dificuldade de inserção escolar desta população, buscamos com este estudo conhecer e descrever a percepção de professores e funcionários de escolas públicas frente a reintegração de crianças e adolescentes vitimizados no espaço escolar. Pesquisa qualitativa, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevista semi-estruturada e a análise dos dados a partir do método de análise de conteúdo. Constatamos dois núcleos temáticos: A auto-estima de crianças e adolescentes vitimizados e institucionalizados; e Olhar diferenciado – necessidades de apoio. No primeiro, a baixa auto-estima foi evidenciada pelos professores e funcionários como fator explicativo para a timidez ou agressividade manifestada pelas crianças e adolescentes no espaço escolar; no segundo, foi destacada a necessidade de se ter pessoas especializadas para oferecer suporte aos envolvidos com a violência doméstica. Devemos caminhar no sentido de auxiliar os funcionários e professores na busca de atividades e estratégias para trabalhar a questão da violência na vida destas crianças e adolescentes. Assim, poderemos subsidiar melhor as ações voltadas para uma assistência integral à criança e ao adolescente vitimizados e inseridos no espaço escolar.

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Publicado

02/11/2009

Edição

Seção

Artigo Original