IMPORTÂNCIA DO MARCO REFERENCIAL E DOS CONCEITOS PARA UM PROJETO DE QUALIDADE EM SAÚDE - PROQUALI.

Autores

  • Escolástica Rejane Ferreira Moura Faculdade de Enfermagem
  • Glória da Conceição M. Leitão Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v2i2.687

Resumo

Este estudo tem como objetivo destacar o PROQUALI (projeto de qualidade) como um marco referencial, e utilizar a experiência de sua implementação em unidades básicas de saúde do Ceará para demonstrar a importância do marco referencial e dos conceitos na elaboração de projetos. O PROQUALI visa a melhoria contínua dos processos e procedimentos na prestação de serviços, e a satisfação das necessidades dos clientes. Baseia sua atuação em três vertentes de conceitos, por meio dos quais pretende-se aprimorar a qualidade: enfoque no cliente (escuta), melhoria e aprendizagem contínua (comunicação e capacitação/motivação) e gerenciamento das mudanças (planejamento e avaliação). Como método de trabalho foram utilizadas leituras e reflexões sobre a prática e consultas bibliográficas. O trabalho representou uma oportunidade ímpar de compreender a importância do marco referencial e dos conceitos na prática profissional e veio colaborar com Souza (1984) e Vietta (1986) quando evidenciaram as seguintes contribuições da aplicabilidade do marco referencial e dos conceitos na elaboração e execução de projetos de saúde: 1. Favorece uma prática mais crítica que facilita o desempenho científico e a qualidade dos serviços oferecidos. 2. Permite maior racionalidade e universalidade no exercício da profissão. 3. Gera maior competência técnica e especificidade de funções. 4. Os conceitos oferecem indicadores consensuais para confronto entre os profissionais sobre as condutas a serem tomadas e as metas a serem atingidas.

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Publicado

15/12/2006

Como Citar

1.
Moura ERF, Leitão G da CM. IMPORTÂNCIA DO MARCO REFERENCIAL E DOS CONCEITOS PARA UM PROJETO DE QUALIDADE EM SAÚDE - PROQUALI. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 15º de dezembro de 2006 [citado 18º de abril de 2024];2(2):687. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/687

Edição

Seção

Artigo Original