Intervenções para enfrentamento do abuso de álcool: revisão integrativa

Autores

  • Fernanda Jorge Guimarães Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Fátima Carvalho Fernandes Universidade Federal do Ceará
  • Lorita Marlena Freitag Pagliuca Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i3.29290

Palavras-chave:

Alcoolismo, Estudos de Intervenção, Enfermagem, Promoção da Saúde

Resumo

O álcool é a droga mais consumida no mundo, que pode gerar problemas sociais e de saúde, afetando usuários, pessoas que com estes convivem e a sociedade em geral. O objetivo foi identificar melhores evidências em intervenções para redução do abuso de álcool. Revisão integrativa de literatura, realizada na LILACS, CINAHL, PUBMED e SCOPUS, por meio dos descritores intervention studies e alcoholism. Os 19 artigos selecionados, em sua maioria, foram classificados como nível dois de evidência, envolviam intervenções com usuários de álcool, destacando-se como as mais eficientes as intervenções breves, intervenções baseadas na internet e aconselhamento. Embora não se comprovou a cessação do uso do álcool a partir das intervenções, os resultados apontam redução significativa do consumo, aumento na disponibilidade para mudança do ato de beber e impacto efetivo das intervenções breves quando comparadas aos tratamentos usuais. As intervenções breves constituem as melhores intervenções para redução do abuso de álcool.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Jorge Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Assistente da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil. E-mail: ferjorgui@hotmail.com.

Ana Fátima Carvalho Fernandes, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: afcana@ufc.br.

Lorita Marlena Freitag Pagliuca, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Titular da UFC. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: pagliuca@ufc.br.

Publicado

30/09/2015

Edição

Seção

Artigo de Revisão