O ensino em grupo do processo de aplicação de insulina
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v15i1.16179Palavras-chave:
Diabetes Mellitus, Enfermagem, Insulina, Educação em Saúde, Estrutura de GrupoResumo
RESUMO
O presente estudo teve por objetivo analisar a habilidade da pessoa com diabetes mellitus (DM) em realizar o processo de aplicação de insulina antes e após o ensino em grupo desse procedimento. A coleta de dados se deu pela aplicação de um instrumento em forma de check list, que avaliou a habilidade inicial da pessoa com DM em relação ao processo. Posteriormente, foi realizada uma intervenção educativa em grupo, sendo aplicado novamente o mesmo instrumento para avaliação da habilidade final. Os dados obtidos foram armazenados em um banco de dados e submetidos à análise estatística. Os resultados mostraram que a maioria das pessoas apresentou dúvidas em quase todas as etapas do processo de aplicação de insulina, não realizando algumas etapas essenciais ou executando-as de forma errada. Após a intervenção educativa houve aumento dos acertos, evidenciando que a atividade contribui para o autocuidado no tratamento insulinoterápico.
Descritores: Diabetes Mellitus; Enfermagem; Insulina; Educação em Saúde; Estrutura de Grupo.