ENSINANDO E APRENDENDO: UMA EXPERIÊNCIA COM GRUPOS DE PAIS DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS1
Resumo
RESUMO: Trata-se do relato de uma experiência no ensino prático da disciplina de Enfermagem Materno-Infanto-Juvenil, envolvendo a assistência de enfermagem aos acompanhantes de crianças hospitalizadas através de atividades em grupo coordenadas pelos acadêmicos de enfermagem. O objetivo foi descrever a experiência de utilização da tecnologia de grupo como estratégia para o atendimento de enfermagem aos acompanhantes de crianças internadas e para a sensibilização dos acadêmicos de enfermagem quanto à necessidade de assistência desse grupo de clientes. O trabalho em grupo com esses acompanhantes tem-se mostrado bastante eficiente para revelar as suas reais necessidades de assistência, além de permitir a socialização das vivências subjetivas relacionadas com a hospitalização da criança e a busca de comportamentos mais saudáveis para o enfrentamento da situação. Essa tecnologia mostrou-se útil também para proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar os aspectos teóricos da relação enfermeiro-paciente-familiares, despertando neles o interesse pela assistência aos acompanhantes de pacientes internados. Concluiu-se que a utilização de técnicas grupais para a assistência aos acompanhantes de crianças hospitalizadas possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e crescimento pessoal dos alunos e dos pais, além de melhorar a qualidade da assistência de enfermagem oferecida. Palavras chaves: Enfermagem pediátrica; pais; ensino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
21/12/2006
Como Citar
1.
Andraus LMS, Oliveira LM de AC, Minamisava R, Munari DB, Borges IK. ENSINANDO E APRENDENDO: UMA EXPERIÊNCIA COM GRUPOS DE PAIS DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS1. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 21º de dezembro de 2006 [citado 28º de março de 2024];6(1):795. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/795
Edição
Seção
Relato de Experiência
Licença
Copyright (c) 2006 Revista Eletrônica de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.