Licenciatura em Enfermagem: responsabilidade histórica, política e social

Autores/as

  • Bruna Marques Chiarelo Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, bruna.chiarelo@usp.br. https://orcid.org/0000-0001-8396-8874
  • Micael Doria de Andrade Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, micael.andrade@usp.br. https://orcid.org/0000-0001-9506-6704
  • Rosangela Andrade Aukar de Camargo Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, rcamargo@eerp.usp.br. https://orcid.org/0000-0002-4872-2331

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Bomfim MI, Rummert SM, Goulart VM. Educação profissional em saúde: o sentido da escola pública e democrática. Revista COCAR [Internet]. 2017 [acesso em: 17 ago. 2021];11(21):322-43. Disponível em: https://doi.org/10.31792/rc.v11i21.

Corrêa AK, Sordi MRL. Educação profissional técnica de nível médio no Sistema Único de Saúde e a política de formação de professores. Texto & Contexto [Internet]. 2018. [acesso em: 24 set. 2021];27(1):e2100016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-07072018002100016.

Diniz-Pereira JE, Flores MJB, Fernandes FS. Princípios gerais para a reforma dos cursos de licenciatura no Brasil. Interfaces da Educação [Internet]. 2021 [acesso em: 2 set. 2021];12(34):589-614. Disponível em: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5384.

Cunha MI. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa [Internet]. 2013 [acesso em: 22 set. 2021];39(3):609-26. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000014.

Abrahão AL, Cassal LCB. Caminhos para a integralidade na educação profissional técnica de nível médio em saúde. Trabalho, Educação e Saúde [Internet]. 2009 [acesso em set. 15 2021];7(2):249-64. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000200004.

Van Bewer V, Woodgate RL, Martin D, Deer F. Exploring theatre of the oppressed and forum theatre as pedagogies in nursing education. Nurse Education Today [Internet]. 2021 [acesso em: 04 set. 2021];103:104940. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.104940.

Wermelinger MCMW, Boanafina A, Machado MH, Vieira M, Ximenes Neto FRG, Lacerda WF. A formação do técnico em enfermagem: perfil de qualificação. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2020 [acesso em: 04 set. 2021];25(1): 67-78. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.27652019.

Lima CVS, Pino IR, Adrião T, Almeida LC, Ferretti CJ, Zuin AAS, et al. Confinar a experiência escolar num ecrã? Educação & Sociedade [Internet]. 2020 [acesso em: 16 set. 2021];41:e240846. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.240846.

Fonseca LMM, Leite AM, Vilela DM, Mello DF, Nascimento LC, Furtado MCC, Silva MAI, et al. Educação e tecnologias digitais em tempos de pandemia: uma experiência, muitos desafios. Rev Soc Bras Enferm Ped [Internet]. 2020 [acesso em: 16 set. 2021];20(spe):91-101. Disponível em: http://dx.doi.org/10.31508/1676-3793202000000130.

Siebert S, Pereira IV. A pós-verdade como acontecimento discursivo. Linguagem em (Dis)curso [Internet]. 2020 [acesso em: 11 set. 2021];20(2):239- 49. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-4017/200201-00-00.

Rozendo CA, Salas AS, Cameron B. Problematizing in nursing education: Freire’s contribution to transformative practice. Nurse Educ Today [Internet]. 2017 [acesso em: 28 ago. 2021];51:120-3. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2016.08.009.

Publicado

2021-12-15

Número

Sección

Editorial