Professores ainda que enfermeiros: processo identitário de docentes de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v21.57092Resumen
Objetivou-se compreender as concepc?o?es e identificac?o?es acerca das atividades docentes e formac?a?o para a doce?ncia como parte do processo identita?rio de professores de enfermagem. Estudo descritivo anali?tico, qualitativo. Participaram 18 professores enfermeiros de duas universidades (uma pu?blica e outra privada) da regia?o sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu entre os meses de julho e setembro de 2015, por meio de entrevista com roteiro semiestruturado. Para tratamento dos dados foi utilizada a codificac?a?o aberta e axial conforme proposta por Strauss e Corbin, com o auxi?lio do software Atlas ti® 7. Emergiram as seguintes categorias: Ser enfermeira ou estar professora, Escolhas profissionais e Formac?a?o para a doce?ncia: entre a formac?a?o pedago?gica e o experimento cotidiano. Professores de enfermagem se identificam sobretudo com a profissa?o de origem, mediante ause?ncia de formac?a?o para a doce?ncia, com entendimentos distantes dos pressupostos da pedagogia universita?ria, o que e? definidor em seus processos identita?rios.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Revista Eletrônica de Enfermagem
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.