Intervenção educativa e expectativas positivas sobre o uso do álcool entre estudantes

Autores/as

  • Rosa Jacinto Volpato Universidade Federal de São Carlos
  • Carolina dos Santos Cardoso da Costa Universidade Federal de São Carlos
  • Adaene Alves Machado de Moura Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Aline Cristiane Caviccholi Okido Universidade Federal de São Carlos
  • Fernando José Guedes da Silva Júnior Universidade Federal do Piauí
  • Sonia Regina Zerbetto Universidade Federal de São Carlos
  • Angelica Martins de Souza Gonçalves Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v21.53621

Palabras clave:

Bebidas Alcoólicas, Comportamento do Adolescente, Sexo, Promoção da Saúde, Avaliação de Eficácia-Efetividade de Intervenções

Resumen

Objetivou-se avaliar as expectativas positivas sobre o uso recente de álcool por estudantes de ensino Fundamental e Médio antes e após uma intervenção educativa e verificar diferenças na frequência de uso e nas informações sobre essa substância, segundo o sexo. Estudo quase-experimental, realizado com 231 estudantes. Foram utilizados: Formulário sociodemográfico; Inventário de Triagem do Uso de Drogas; Escala de Expectativas Positivas acerca do Álcool, aplicados antes e após 60 dias da intervenção. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais. A hipótese do estudo não foi confirmada. Para o grupo geral, não foram observadas mudanças significativas nas expectativas positivas sobre o álcool após a intervenção. A frequência de consumo se manteve elevada após a atividade, com destaque para o sexo feminino. Os resultados demonstraram que a intervenção educativa não foi efetiva para influenciar mudanças do uso do álcool, todavia, foi eficaz para a aquisição de informações sobre a substância.

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Publicado

2019-09-20

Número

Sección

Articulo Original