Sobrecarga do cuidador familiar de crianças com necessidades especiais de saúde

Autores/as

  • Daniela Zuccolotto Rodrigues Universidade Federal de São Carlos
  • Fernanda Yeza Ferreira Universidade Federal de São Carlos
  • Aline Cavicchioli Okido Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.53190

Resumen

O estudo objetivou identificar a sobrecarga física, emocional e social de cuidadores de crianças com necessidades especiais de saúde e analisar os fatores associados. Estudo de delineamento transversal e abordagem quantitativa. Aplicado instrumento de caracterização e Escala de Sobrecarga para Cuidadores Informais - Burden Interview. Utilizado teste Qui-quadrado, Exato de Fisher, Kruskal-Wallis e regressão logística politômica, simples e múltipla. Participaram 100 cuidadores, amaioria (57%) apresentou sobrecarga moderada a severa. Os cuidadores de crianças que demandam cuidados mistos e aqueles que não possuíam crença religiosa apresentaram maior risco para sobrecarga (p=0,005 e 0,035respectivamente). Trata-se de estudo inédito pois, inexistem investigações que mensuram quantitativamente a sobrecarga dos cuidadores de crianças com necessidades especiais de saúde, de um modo geral, não especificando diagnósticos médicos. Conclui-se que, ao reconhecer os fatores associados à sobrecarga, estratégias de cuidado com vistas a amenizar a sobrecarga podem ser implantadas e, consequentemente, qualificando o cuidado ofertado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Zuccolotto Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos

Discente do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: danizuccolotto@gmail.com.

Fernanda Yeza Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: feryeza@hotmail.com.

Aline Cavicchioli Okido, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: alineokido@ufscar.br.

Publicado

2018-12-31

Número

Sección

Articulo Original