Desenvolvimento e avaliação de tecnologia educacional sobre administração de vacinas no vasto lateral da coxa

Autores/as

  • Lívia Cristina Scalon da Costa Universidade Federal de São Carlos
  • Lara Aparecida de Freitas Universidade Federal de Alfenas
  • Carolina Costa Valcanti Avelino Universidade Federal de Alfenas
  • Alice Silva Costa Universidade Federal de Alfenas
  • Marcos de Abreu Nery Universidade Federal de Alfenas
  • Sueli Leiko Takamatsu Goyatá Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.50461

Resumen

Desenvolvimento e avaliação de um curso sobre administração de vacinas no vasto lateral da coxa, por meio da Plataforma Moodle. Pesquisa quantitativa, descritiva e transversal, realizada em 2016 e 2017, com 39 estudantes de enfermagem. A Teoria da aprendizagem multimídia e o design instrucional nortearam o desenvolvimento do curso, que contou com três módulos e material de apoio didático, vídeo de cenário simulado, fórum de discussão. O Inquérito COLLES foi utilizado para avaliar a qualidade do AVA; 97,5% dos graduandos consideraram a formatação, o acesso, a navegação e a imagem “adequado” e “muito adequado”. Os itens relevância, reflexão crítica e compreensão obtiveram melhores resultados, segundo o Inquérito COLLES; 92,3% dos estudantes disseram que gostariam de utilizar o AVA em outras disciplinas. Conclui-se que a tecnologia educacional desenvolvida é uma potente ferramenta para a atualização sobre a temática, visando uma prática segura do futuro profissional enfermeiro nos serviços de saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lívia Cristina Scalon da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, nível Doutorado, da Universidade Federal de São Carlos. São João da Boa Vista, SP, Brasil. E-mail: livia.scalon@hotmail.com.

Lara Aparecida de Freitas, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, da Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: larafreitas7@hotmail.com.

Carolina Costa Valcanti Avelino, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Técnica Administrativa em Educação da Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: ccv89@yahoo.com.br.

Alice Silva Costa, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira. Residente Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: alicescosta14@gmail.com.

Marcos de Abreu Nery, Universidade Federal de Alfenas

Físico, Doutor em Educação. Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: marcosnery2009@gmail.com.

Sueli Leiko Takamatsu Goyatá, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: sueligoyata@yahoo.com.br.

Publicado

2018-12-31

Número

Sección

Articulo Original