Intervenções educativas para prevenção de acidentes em pré-escolares: revisão integrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.47978

Resumen

Os acidentes mais prevalentes em pré-escolares são atropelamentos, afogamentos, quedas, ferimentos e queimaduras. Cuidadores, professores e profissionais da saúde envolvidos no cuidado a essas crianças devem estar centrados em ações de prevenção. O objetivo deste estudo foi investigar as intervenções educativas para prevenção de acidentes em pré-escolares descritas na literatura científica. Revisão integrativa realizada nas bases de dados Scopus, Web of Science, CINAHL, Medline, LILACS, IBECS,BDENF, CUIDEN e na biblioteca virtual Cochrane, utilizando os descritores educação em saúde, prevenção de acidentes e pré-escolares. Foram selecionados 19 estudos, sendo que 13 destes incluíram cuidadores como público-alvo. As tecnologias educacionais mais empregadas foram os jogos, vídeos, materiais informativos, aconselhamentos e palestras. Evidenciou-se que, a adequada seleção da abordagem pedagógica e da tecnologia educacional considerando o contexto sociodemográfico e cultural do público-alvo pode promover melhor efeito no conhecimento nas intervenções educativas acerca da prevenção de acidentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Suelen Brito Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil. E-mail: suelenbritoazevedo@gmail.com.

Célia Maria Ribeiro de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal de Pernambuco. Professor Ensino Básico Técnico Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira. Pesqueira, PE, Brasil. E-mail: cmrvasconcelos@gmail.com.

Luciana Pedrosa Leal, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Doutora em Nutrição. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil. E-mail: lucianapleal@hotmail.com.

Maria Gorete Lucena de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil. E-mail: mariagoretevasconcelos@gmail.com.

Publicado

2018-12-31

Número

Sección

Articulo de Revisión