Óbitos neonatais de recém-nascidos de baixo peso ao nascer

Autores/as

  • Maria Aparecida Munhoz Gaíva Universidade Federal de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0002-8666-9738
  • Fernanda Sanches Peres Lopes Universidade Federal de Mato Grosso
  • Silvana Margarida Benevides Ferreira Universidade de Cuiabá
  • Leandro Felipe Mufato Universidade do Estado de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0002-8693-5637

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.47222

Palabras clave:

Recém-Nascido de Baixo Peso, Epidemiologia Descritiva, Mortalidade Infantil, Enfermagem Pediátrica

Resumen

Analisar as principais características dos recém-nascidos de baixo peso ao nascer que foram a óbito em Cuiabá, Mato Grosso. Estudo a partir de uma coorte composta de nascidos vivos com peso ao nascer de 500-2499 gramas que evoluíram ao óbito antes de completarem 28 dias de vida. Os dados foram obtidos do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos e Sistema de Informação sobre Mortalidade. Dos 3.404 recém-nascidos estudados, 238 evoluíram para o óbito (7,0%). Prevaleceram osóbitos entre os do sexo masculino, com peso entre 500-999 gramas, Apgar < 7 no primeiro e no quinto minuto e com presença de anomalia congênita (p<0,001); com mães com idade menor que 20 anos (p=0,033); que realizaram de uma a seis consultas no pré-natal (p=<0,001). Os resultados mostraram que os óbitos neonatais se relacionaram com a qualidade da atenção obstétrica e neonatal, por se tratarem majoritariamente de mortes evitáveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Aparecida Munhoz Gaíva, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: mamgaiva@yahoo.com.br.

Fernanda Sanches Peres Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Professora Interina na Universidade Federal de Mato Grosso. Barra do Garças, MT, Brasil. E-mail: fernanda.sanchesperes@gmail.com.

Silvana Margarida Benevides Ferreira, Universidade de Cuiabá

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professor Titular da Universidade de Cuiabá. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: silvana_benevides@hotmail.com.

Leandro Felipe Mufato, Universidade do Estado de Mato Grosso

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: leandro.mufato@gmail.com.

Publicado

2018-09-19

Número

Sección

Articulo Original