Melhores práticas de enfermagem em educação em diabetes à criança hospitalizada: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v19.45655Palabras clave:
Criança Hospitalizada, Educação em Saúde, Diabetes Tipo 1, Enfermagem PediátricaResumen
A incidência do Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) tem aumentado nos últimos anos, com consequente incremento de hospitalizações de crianças por primodescompensação diabética, com crescente necessidade de processo educativo. Diante desta realidade, objetivou-se identificar na literatura as melhores práticas de enfermagem em educação em diabetes para crianças com DM1 hospitalizadas e sua família. Foi realizada uma revisão integrativa, com os descritores: Diabetic Ketoacidosis, Diabetes Education, Nursing e Child, Hospitalized, e busca livre em revistas de referência e artigos similares. Foram selecionados quatro estudos, e identificadas três categorias: Envolvimento e Empoderamento da Família no Processo Educativo em Diabetes; Atuação da Equipe Multiprofissional; Definição e Conteúdo do Processo Educativo, concluindo que o processo educativo deve incluir a família, ser realizado por uma equipe multiprofissional e fundamentado em evidências científicas. Poucos estudos foram encontrados, evidenciando necessidade de mais pesquisas na área.Descargas
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Publicado
2017-12-31
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Articulo de Revisión
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Derechos de autor 2017 Revista Eletrônica de Enfermagem
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