Construção e validação de um vídeo educativo sobre a reflexologia podal

Autores/as

  • Natiele Favarão da Silva Universidade de São Paulo, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais
  • Natália Chantal Magalhães da Silva Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Vanessa dos Santos Ribeiro Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Denise Hollanda Iunes Universidade Federal de Alfenas
  • Emília Campos de Carvalho Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.44324

Palabras clave:

Filmes e Vídeos Educativos, Massagem, Educação em Saúde, Cuidados de Enfermagem

Resumen

Este estudo teve como objetivo construir e validar um vídeo educativo sobre a reflexologia podal. Estudo metodológico, desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior do sudeste brasileiro, em que foram percorridas as fases de pré-produção, produção e pós-produção do vídeo, seguidas da avaliação da compreensão e da abrangência do conteúdo abordado. A versão final do vídeo educativo apresenta duração de 12 minutos e sete segundos. Os peritos o avaliaram como um recurso educativo que apresenta a temática de forma clara e objetiva. Os alunos consideraram o material educativo adequado e apontaram boa aceitação do mesmo. As etapas adotadas permitiram construir e validar o vídeo proposto, um material educativo claro, objetivo e adequado. Espera-se, em estudo posterior, avaliar o impacto do vídeo educativo na construção do conhecimento da reflexologia podal.

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Biografía del autor/a

Natiele Favarão da Silva, Universidade de São Paulo, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais

Enfermeira. Residente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo. Bauru, SP, Brasil. E-mail: natiele.silva@usp.br.

Natália Chantal Magalhães da Silva, Centro Universitário de Belo Horizonte

Enfermeira, Doutora em Ciências. Professora Adjunta do Centro Universitário de Belo Horizonte. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: nchantal@usp.br.

Vanessa dos Santos Ribeiro, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, nível Mestrado, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: vanessa.santos.ribeiro@usp.br.

Denise Hollanda Iunes, Universidade Federal de Alfenas

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências. Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: deniseiunes@unifal-mg.edu.br.

Emília Campos de Carvalho, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Ciências. Professora Sênior da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: ecdcava@usp.br.

Publicado

2017-12-31

Número

Sección

Articulo Original