Competências de enfermeiros nos cuidados críticos de crianças submetidas a transplante de células-tronco hematopoéticas

Autores/as

  • Marianna Ferreira
  • Lucila Castanheira Nascimento Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Fernanda Titareli Merizio Martins Braga Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Fernanda Machado Silva-Rodrigues Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.43604

Palabras clave:

Enfermagem Pediátrica, Cuidados Críticos, Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas, Competência Profissional, Enfermeiras e Enfermeiros

Resumen

Estudo descritivo, com análise qualitativa dos dados, a fim de identificar e analisar experiências e competências necessárias ao enfermeiro no atendimento à criança transplantada que demanda cuidados críticos. Foram entrevistados nove enfermeiros. Os dados foram analisados segundo os procedimentos para análise qualitativa de conteúdo e, em seguida, elaboraram-se os temas: Cuidados críticos à criança transplantada: duplo desafio para o enfermeiro; Competências do enfermeiro para assistência à criança grave submetida a transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH). As competências identificadas fundamentaram-se em conhecimento científico, habilidades e aptidões e estão relacionadas ao conhecimento específico sobre TCTH pediátrico; habilidades técnico-científicas, interacionais e de comunicação; gerenciamento de recursos materiais e equipamentos; controle emocional, empatia e liderança. Tais competências auxiliam na construção de um perfil específico para o cuidado oferecido a esta clientela, com vistas ao sucesso terapêutico.

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Biografía del autor/a

Marianna Ferreira

Enfermeira, Mestre em Enfermagem em Saúde Pública. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: marianna.ferreira@gmail.com.

Lucila Castanheira Nascimento, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: lucila@eerp.usp.br.

Fernanda Titareli Merizio Martins Braga, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Enfermeira do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: titareli@eerp.usp.br.

Fernanda Machado Silva-Rodrigues, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Mestre em Enfermagem em Saúde Pública. Discente do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem e pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: fmachadosilv@gmail.com.

Publicado

2017-11-24

Número

Sección

Articulo Original