Representações sociais de violência e estratégias de ensino utilizadas por docentes de graduação em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v19.43557Palabras clave:
Violência, Currículo, Docentes, Educação em EnfermagemResumen
Estudo descritivo exploratório, qualitativo, cujo objetivo foi descrever as representações sociais da abordagem do tema da violência e das estratégias de ensino utilizadas por docentes de graduação em enfermagem de duas instituições de ensino superior públicas. Para a coleta dos dados foram utilizadas pesquisa documental, observação sistemática e entrevista semiestruturada. Os dados foram submetidos à análise por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os docentes reconhecem a importância de a violência ser trabalhada na graduação descrevendo que, apesar de nem sempre aparecer no currículo formal, o assunto surge informalmente na formação acadêmica. As representações sociais de violência nos discursos docentes aparecem como manejo de pacientes agressivos e violência institucional no ambiente acadêmico. As estratégias pedagógicas descritas são ativas e emancipadoras. Para que haja formação de enfermeiros capacitados para lidar com a violência, o ensino deve ir além das questões biológicas, contemplando discussões sobre as vivências dos alunos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-27
Número
Sección
Articulo Original
Licencia
Derechos de autor 2017 Revista Eletrônica de Enfermagem
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.