Aplicações da modelagem de equações estruturais na enfermagem: revisão integrativa

Autores/as

  • Juliane Umann Serviço Militar Brasileiro
  • Rodrigo Marques da Silva Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires
  • Cristilene Akiko Kimura Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires
  • Liana Lautert Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.42988

Palabras clave:

Pesquisa em Enfermagem, Métodos, Análise de Dados, Análise Multivariada

Resumen

Analisou-se as produções científicas que utilizaram a modelagem de equações estruturais em enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa realizada em junho de 2016 nas interfaces PUBMED, MEDLINE e LILACS. Identificaram-se 127 artigos, dos quais 20 artigos foram selecionados. As análises - qualidade e nível de evidência - foram realizadas por meio de instrumentos validados e quadro sinóptico. Os artigos atenderam a 80% dos itens do STROBE (95%), nível de evidência 5 (95%) e publicados em países da Ásia (50%) e América do Norte (30%). Houve aumento da produção cientifica com uso da modelagem de equações estruturais no período em estudo e o predomínio de investigações voltadas à organização do trabalho. Cresce o uso da modelagem de equações estruturais na enfermagem, contudo são escassos os estudos voltados à assistência e ensino. Este método mostrou-se útil para problemas de pesquisa desta área da saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliane Umann, Serviço Militar Brasileiro

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Enfermeira do Serviço Militar Brasileiro. São Gabriel, RS, Brasil. E-mail: juumann@hotmail.com.

Rodrigo Marques da Silva, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem na Saúde do Adulto. Professor da Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires. Valparaiso de Goiás, GO, Brasil. E-mail: marques-sm@hotmail.com.

Cristilene Akiko Kimura, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora da Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires. Valparaiso de Goiás, GO, Brasil. E-mail: cris.akiko7@gmail.com.

Liana Lautert, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira, Doutora em Psicologia. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: lila@enf.ufrgs.br.

Publicado

2017-12-31

Número

Sección

Articulo de Revisión