O desperdício de materiais assistenciais percebido por graduandos de enfermagem

Autores/as

  • Magaly Cecília Franchini Reichert Universidade Federal da São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem
  • Thaís Gomes Lozovoi Universidade Federal da São Paulo, Hospital São Paulo
  • Maria D'Innocenzo Universidade Federal da São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.42243

Palabras clave:

Educação em Enfermagem, Recursos Materiais em Saúde, Controle de Custos

Resumen

O estudo teve como objetivo identificar a opinião dos graduandos de enfermagem sobre o desperdício de materiais assistenciais nas atividades práticas de ensino. Estudo exploratório, descritivo com abordagem quantitativa, cuja amostra foi composta por 186 graduandos que responderam a um instrumento com assertivas medidas pela escala de Likert. Mais da metade dos graduandos acreditaram que as instituições onde realizaram estágio têm desperdício de materiais; 76% dos graduandos da quarta série (p<0,001) reconheceram desperdiçar materiais durante os estágios e 89% da mesma série (p<0,001) atribuíram o desperdício à realização de um procedimento pela primeira vez. O estudo possibilitou a discussão do desperdício de materiais durante a graduação em enfermagem, alertando sobre a importância da gestão adequada desses recursos além da responsabilidade da enfermagem com o meio ambiente e práticas sustentáveis. Os achados indicam novas possibilidades para o desenvolvimento do tema e estratégias que podem ser testadas em futuros estudos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Magaly Cecília Franchini Reichert, Universidade Federal da São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem

Enfermeira, Mestre em Ciências. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal da São Paulo, Nível Doutorado. São Paulo SP, Brasil. E-mail: magaly.reichert@unifesp.br.

Thaís Gomes Lozovoi, Universidade Federal da São Paulo, Hospital São Paulo

Enfermeira. Enfermeira do Hospital São Paulo, Hospital Universitário da Universidade Federal da São Paulo. São Paulo SP, Brasil. E-mail: thaislozovoi@hotmail.com.

Maria D'Innocenzo, Universidade Federal da São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal da São Paulo, Nível Doutorado. São Paulo SP, Brasil. E-mail: mdinnocenzo@unifesp.br.

Publicado

2017-09-21

Número

Sección

Articulo Original