Uso de plantas medicinais por idosos da atenção primária

Autores/as

  • Laura Ligiana Dias Szerwieski
  • Diógenes Aparício Garcia Cortez Centro Universitário Maringá
  • Rose Mari Bennemann Centro Universitário de Maringá
  • Eraldo Schunk Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Lucia Elaine Ranieri Cortez Centro Universitário de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.42009

Palabras clave:

Enfermagem, Assistência a Idosos, Plantas Medicinais, Atenção Primária à Saúde

Resumen

Este estudo tem como objetivo verificar o uso de plantas medicinais por idosos usuários da atenção primária. Caracterizou-se como um estudo transversal, correlacional, analítico e descritivo, com abordagem quantitativa. Realizado no oeste do Paraná, em 2016. Foram aplicados 252 questionários aos idosos, contendo informações sociodemográficas e questões relacionadas ao uso de plantas medicinais. Os resultados evidenciaram que 72,22% dos idosos utilizam plantas, entre as mais citadas destacam-se a Hortelã, Cidreira, Boldo e Alecrim.  Referem utilizar por ser melhor para curar, gostam mais e não faz mal. Dado discordante quanto às indicações, sendo que 36,81% não indicam por medo de causar malefício. Quanto à toxicidade relataram efeitos adversos que não são apresentados por literatura científica. Ressalta-se a importância de uma orientação correta quanto à toxicidades de algumas plantas, bem como seus benefícios, e a importância do enfermeiro neste contexto já que atua como um promotor da saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laura Ligiana Dias Szerwieski

Enfermeira, Mestre em Promoção da Saúde. Maringá, PR, Brasil. E-mail: laura.enfer@gmail.com.

Diógenes Aparício Garcia Cortez, Centro Universitário Maringá

Farmacêutico. Doutor em Química. Docente do Centro Universitário Maringá. Maringá, PR, Brasil. E-mail: dagcortezz@gmail.com.

Rose Mari Bennemann, Centro Universitário de Maringá

Nutricionista, Doutora em Saúde Pública. Docente do Centro Universitário de Maringá. Maringá, PR, Brasil. E-mail:rose.bennemann@gmail.com.

Eraldo Schunk Silva, Universidade Estadual de Maringá

Estatístico, Doutor em Agronomia. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil. E-mail: eraldoschunk@gmail.com.

Lucia Elaine Ranieri Cortez, Centro Universitário de Maringá

Farmacêutica, Doutora em Química de Produtos Naturais. Docente do Centro Universitário de Maringá. Maringá, PR, Brasil. E-mail: lucia.cortez@unicesumar.edu.br.

Publicado

2017-04-17

Número

Sección

Articulo Original